sexta-feira, 6 de março de 2009

Juvenal -Zagueiro da Copa de 50

Divulgação

Postamos aqui uma transcrição da materia do globo sobre o zagueiro de 50 , nosso conterrâneo.

Juvenal é um dos únicos quatro jogadores da seleção de 1950, vice-campeã mundial, vivos, ao lado de Friaça (autor do gol brasileiro na derrota por 2 a 1 para o Uruguai na final) e os reservas Nilton Santos e Nena. A idéia de usar a estrutura do Brasil de Pelotas para ajudar o ex-zagueiro é do médico do clube, André Guerreiro.

Foto rara: zagueiro Juvenal com a camisa do Brasil de Pelotas

- Vi a reportagem no "Esporte Espetacular" e pensei em ajudá-lo. Sou especialista em joelho, cirurgião. Teremos o maior prazer em ajudá-lo, pois ele faz parte da história do nosso time - diz André.

Segundo o médico, Juvenal teria toda a estrutura necessária para se recuperar e voltar a andar. O doutor oferece até as instalações do Hospital Santa Casa de Pelotas e tratamento gratuito nas dependências do clube, com aval do presidente Hélder Lopes.

- Estamos dispostos a fazer todos os exames no Juvenal, raio-X, mesmo que seja na Bahia, e podemos trazê-lo também para Pelotas - afirma o médico.

A carreira do ex-zagueiro na seleção foi curta. Jogou apenas 11 partidas, com oito vitórias, dois empates e uma derrota (exatamente para o Uruguai, no Maracanã). Gaúcho, Juvenal nasceu em 27 de novembro de 1923 na cidade Santa Vitória do Palmar (RS). Além do Brasil de Pelotas, defendeu Flamengo, Palmeiras, Bahia e Ypiranga (BA) até encerrar a carreira em 1959.

Mais ajuda

Logo após a exibição da reportagem do "Esporte Espetacular", outras pessoas também apareceram para ajudar Juvenal. O programa Bahia Esporte, da afiliada da TV Globo no estado, encontrou mais médicos para auxiliar o ex-zagueiro.

Como boa parte da seleção de 1950, Juvenal foi esquecido. Hoje, 57 anos depois, recebe o carinho que há tempos procurava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário